sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Os avisos (?) / incitamentos (?) de Mário Soares incomodam-me!

Os avisos (?) / incitamentos (?) de Mário Soares incomodam-me!

Dr. Mário Soares, as suas palavras metem-me medo!...
“É por isso que digo: o Presidente e o Governo devem demitir-se, enquanto podem ainda ir para suas casas pelo seu pé. Caso contrário, serão responsáveis pela onda de violência que também os atingirá.”
Já disse publicamente que sou adepto da aplicação da "justiça de Fafe" a meia dúzia, corrijo, a uma dúzia de poderosos políticos, económicos e financeiros que pervertem a organização, a recuperação e o desenvolvimento da nossa sociedade - da nossa geração, da geração dos nossos velhotes, da geração dos nossos filhos e da geração dos nossos netos.
A violência da justiça de Fafe não é a violência que o dr. Mário Soares tanto tem avisado, tanto tem antecipado, tanto tem acicatado. Tenho medo da sua violência, dr. Mário Soares!
A ideia que tenho da justiça de Fafe é a de uma justiça/"violência" justa, à medida das faltas e dos crimes dos infratores; é exercida pelos membros da comunidade afetada, na medida das faltas cometidas e sob o controlo da comunidade, na proteção e defesa de valores partilhados, justos para todos; valores esses que foram postos em causa pelos infratores.
A violência que eu ponho na sua cabeça é a que vem do meu conhecimento, da minha experiência dos seus atos: eu nunca lhe aceitarei a defesa da "coragem" que atribuiu ao seu comparsa partidário José Sócrates enquanto ele foi primeiro-ministro contestado, legitimamente constestado como agora também se contesta o Governo que o senhor tanto odeia. Os dramáticos e terríveis erros do atual Governo não me fazem esquecer, nem amaciar os que foram feitos pelos governos de José Sócrates e os seus ministros.
A violência que o senhor Presidente anseia é a que é conveniente, essencialmente, para o seu partido - o Povo, irado, descontrolado, corre com os vossos adversários políticos; a seguir as forças da ordem repõem a ordem pública; e finalmente os socialistas avançam para a governação do Reino!...
Dr. Mário Soares, é vergonhosa - as palavras nem sequer são minhas! - a tremenda falta de ideias políticas válidas dos seus comparsas socialistas!... Ouviu ontem na Quadratura do Círculo o socialista António Costa sobre a reunião que o senhor promoveu sobre a "defesa da Constituição"? Se ouviu, não gostou nada, pois não?
Olhe, dr. Soares, exemplar, para mim, foi a manifestação das forças policiais nas escadarias da Assembleia da República! O comportamento daqueles homens e daquelas mulheres foi notável! No simbolismo da "insurreição", deixaram a mensagem: "Estamos no limite das nossas forças!... Já nos levaram tudo, até a dignidade! E fizeram-no de uma forma bem indigna!... Mas reparem, nós somos capazes de ir mais além, mas dominamo-nos, não queremos o caos! Façam vocês o que é vossa obrigação fazer! E depressa!..."
Repito, dr. Mário Soares, notável! E o senhor na Aula Magna, exatamente à mesma hora - sem ver, apenas a imaginar - a falar na violência pública nas escadarias de São Bento! Está a ver a diferença? Consegue que os seus comparsas socialistas e os outros políticos entendam a mensagem das polícias, daqueles homens e mulheres, cidadãos cada vez mais espoliados nos seus direitos laborais, cívicos e sociais; e, ao mesmo tempo, abraçados à profissão de defensores da ordem pública?
É claro - e nisso concordarei consigo - eles abriram uma caixa de Pandora!... Repare, a própria senhora presidente da Assembleia da República, em mais dos seus tristes discursos ou intervenções públicas, hoje, em resposta aos jornalistas, mostra que tem noção da legitimidade dos protestos e das coisas positivas de que os polícias deram sinal!...  Mas será que nós temos políticos que vão saber, como é vulgar dizer-se, "tirar as devidas ilações dos recentes acontecimentos"?
Arrisco a dizer-lhe uma coisa, e desafio-o para o negar: o senhor, tal como eu, duvida profundamente do que os nossos políticos sejam capazes de fazer; incluindo os seus comparsas socialistas!
Para acabar, dr. Mário Soares: um aluno meu mandou-me há pouco um vídeo notável; tão notável quanto a própria sensibilidade e maturidade cívica e polítcia do rapaz na procura deste documento, na atenção que lhe deu e no valor que lhe atribuiu. - foi tão grande que logo o partilhou.
Proponho-lhe o seguinte: veja o vídeo, faça-o legendar, e parta pedra com ele com os seus tão dececionantes socialistas. Passe bem, dr. Mário Soares! Não se esqueça do que eu disse logo no princípio: tenho medo das suas palavras!

Matt Damon reads from Howard Zinn's speech "The Problem is Civil Obedience" (November 1970) from Voices of a People's History on Vimeo.

sábado, 2 de novembro de 2013

Os amigos da Troika. As reformas deles e as nossas.

http://newshopper.sulekha.com/poul-thomsen-jurgen-kroger_photo_1812760.htm
O antigo chefe da troika, Jürgen Kröger, reformou-se aos 61 anos, mas continua a trabalhar na Comissão Europeia como conselheiro especial.

Antes de se reformar, Kroeger insistiu na necessidade de Portugal aumentar a idade da reforma dos 65 para 67 anos. O Governo considerou excessivo este aumento de dois anos. Decidiu por isso aumentar o limite mínino de reforma para os 66 anos.

Juergen Kroeger desempenha atualmente funções no grupo que acompanha a aplicação do plano de resgate a Pportugal. Fez um contrato de um ano com a Comissão Europeia, em que ganha 469 euros por cada dia de trabalho.

De acordo com o semanário «Expresso», Juergen Kroeger terá ficado com uma reforma entre 8 mil a 10 mil euros por mês, que pode acumular com a pensão.
http://www.tvi24.iol.pt/503/economia---troika/juergen-kroeger-troika-reforma-portugal-pensao-tvi24/1505833-6375.html
Nada como esta Europa, em que somos todos iguais em direitos e deveres!

Relembrar na hora de votar - 01

As últimas eleições autárquicas (29 de setembro de 2013) trouxeram uma derrota valente ao Bloco de Esquerda.
No dia 10 de outubro, na Assembleia da República, os partidos discutiram, seguramente tendo em atenção os resultados das eleições autárquicas, a questão da aceitação de candidatura de movimentos cívicos de cidadãos em eleições de âmbito nacional.
http://dererummundi.blogspot.pt/2013/09/einstein-entra-na-campanha.html
Curiosamente - eu diria mesmo, absurdamente -, dado que me parece que, com a sua fragilidade atual, é o partido que mais imediatamente pode vir a sofrer com esta dinâmica sociopolítica, só o Bloco de Esquerda se mostrou favorável a ir além dos todo poderosos partidos políticos que se repetem a si mesmos na Assembleia da República, sugando tudo o que podem; e não são apenas os partidos do "arco da governação": o PCP e os seus apêndices afinam pelo mesmo diapasão!
"Na discussão de uma petição pública que defendia a candidatura de cidadãos independentes à Assembleia da República, somente o Bloco de Esquerda admitiu "renovar a discussão sobre o monopólio da representação pelos partidos políticos". (http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=87720)
É o sistema político vigente, de alma e comportamentos de abutres e vampiros, no seu máximo esplendor. Veja-se o "toque a reunir" entre todos eles!...