quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Iluminado ou resignado?... - 2

Boaventura Sousa Santos também escreveu na edição do dia 27 de Agosto de 2009 da revista Visão. Um "radar ensaio", ou um ensaio na secção Radar... mesmo que no índice da revista venha na secção Opinião. Enfim.
Começa assim: "A minha coluna, intitulada A esquerda é burra?, suscitou polémica..."
Para mim, a haver polémica, é só sobre quem é que, afinal, é burro?... É a esquerda?... Sou eu?... Ou nem a esquerda ou nem eu?... Não me digam que o burro é...
Repare-se como o especialista das relações sociais escreve:
"Nestas eleições o eleitor comum de esquerda será um eleitor relutante, de dois tipos: o relutante-desiludido e o relutante-esperançado (...) Os próximos tempos vão decidir o "destino" deste eleitor-chave. Pode em eleições futuras não ser sequer um eleitor relutante-desiludido; pode mesmo ser um não-eleitor. Ou, pelo contrário, pode deixar de ser relutante e trazer para o seu campo da esperança os agora desiludios. Tudo depende da visão dos políticos de esquerda."
Não sei qual é a visão dos políticos de esquerda. Por mim, no que diz respeito à minha visão, sei que fiquei de olhos completamente trocados. E fiquei cheio de vontade de descobrir ensaios de Boaventura Sousa Santos que falem de charlatães, aldrabões e pantomimeiros.
Iluminado ou resignado? Como o outro, cá p'ra mim é dos acomodados.
São estes os homens sábios que provocam e estimulam o nosso pensamento sobre a "coisa política", sobre a nossa participação em actos de cidadania (como são os das eleições portuguesas que se avizinham)?
Como tantas vezes dizemos e ouvimos dizer: Espera aí, vou ali e já venho...
E lá vou, outra vez, de costados completamente vergados a tanta eloquência!...

Sem comentários:

Enviar um comentário