terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O critério da verdade!... Ei-lo!...

Mário Lino, que foi ministro no tempo em que aconteceram as coisas todas que por aí andam sobre as escutas do Face Oculta - ainda por cima, com responsabilidades de tutela directas! - anda repetidamente a dizer, desde ontem, nos ecrãs da SIC, que "Se o presidente Henrique Granadeiro já disse... se eu já disse... se o primeiro-ministro já disse... e se jornalistas e políticos de direita continuam a insistir no que insistem...", é claro que andam que a alimentar uma patranha...
Pois é, então eles os três não disseram já a verdade?... E se eles disseram, logo, é a verdade, não há discussão!...
O tempo que jornalistas, polícia judiciária e outros têm perdido a fazer investigação!... Porque é que não perguntaram logo a qualquer um dos três!?... Perguntavam, eles respondiam, e pronto! Estaria encontrada a verdade!... E toda a sociedade portuguesa poderia dedicar-se inteiramente ao Carnaval, todos nós pacificados uns com os outros!
Este auto-convencimento, senhores!... Do género: tudo o que nós pensamos está certo, se pensamos assim é bom... quem pensa o contrário, obviamente pensa mal!... Esta é a verdade!...
É assim: pior que pensar-se e agir-se honestamente ou maldosamente em relação a critérios politicamente admitidos como consensuais, é pensar-se que - obviamente! - o que se pensa e o que se faz está correcto e é A verdade!
Esta atitude traz-me ao pensamento, em associação um pequeno vídeo, de uma entrevista a um ministro de um credo religioso, que falou assim, numa entrevista: (ver aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário