sábado, 26 de setembro de 2009

Absurdos de hoje - 2: Alerta Fome

Esta notícia agora transcrevo-a da Visão, edição de 24 de Setembro, na página 90:

Alerta Fome, uma receita para o desastre
Mata mais que a sida, a malária e a tuberculose juntas. E, pela primeira vez [o sublinhado é meu; quer dizer, a fome está a aumentar, não é?] , atinge um em cada seis habitantes do planeta.
A notícia é tão triste que transcrevo apenas o seguinte:
A cada seis segundos, morre uma criança, devido à fome.
E agora a lista dos países onde o drama é maior, apenas para que conste. Não! É para que não se ignore mesmo! E procure-se saber o que fazem os governantes do mundo com esses países; e o que os próprios governantes desses países fazem (estou, por exemplo, a lembrar-me do que Francisco Louça tem dito sobre os negócios dos governantes portugueses com os governantes angolanos):
  1. Índia
  2. China
  3. República Democrática do Congo
  4. Bangladesh
  5. Indonésia
  6. Paquistão
  7. Etiópia (nestes países, do 1 ao 7, concentram-se 65% das pessoas com fome no Mundo)
  8. Moçambique
  9. Zimbabué
  10. Angola
  11. Zâmbia
  12. Chade
  13. Ruanda
  14. Madagáscar
  15. Tanzânia [quase me arrependo da minha subida ao Quilimanjaro; passei ao lado disto, encantado que fiquei com gente tão afável, educada e sorridente]
  16. Burundi
  17. Eritreia
  18. República Centro Africana
  19. Libéria
  20. Serra Leoa
  21. Togo
  22. Haiti
Sugestão: marquem-se estes países num mapa-mundo; que desenho dará?...

Sem comentários:

Enviar um comentário